Aqui vai o meu primeiro empreendimento! 🤩
Começamos esse projeto em 2024, nessa época estava tocando uma comunidade de programação chamada Code Company, lá pude encontrar e conhecer pessoas incríveis incluindo os dois socios que trabalharam no projeto (Pablo Pereira, sênior e Guilherme Cadilhe, pleno)
Estavamos tocando um outro projeto chamado Discipline que começou como Open Source mas conforme fomos nos engajando, percebemos que podiamos trabalhar em alguma parte privada e paga dele. Porém, eramos apenas em 3, tinhamos o tempo limitadíssimo pois todos trabalhavam e eu estudava no ensino médio, então tinhamos apenas menos de meio período as vezes, e para monetizar o Discipline e vender de alguma forma, precisariamos desenvolver muita coisa ainda, foi quando surgiu a ideia do TemdeBom!
Antigo domínio: https://temdebom.com.br/
Morava em uma cidade pequena chamada Nova Alvorada do Sul/MS, que estava em crescimento e logo apareciam novas lojas e empreendimentos que a população não conhecia. Então pensamos, e se tiver um site que mostre tudo o que Tem de Bom na sua região? Quero sair com meus amigos esta tarde! Bom... Então vá nesses lugares, nesse açaí, nessa sorveteria. Quero um bom Pet Shop, quais os melhores e mais pertos da minha casa? Temos essas opções...
Todos gostamos e ficamos muito empolgados com o negócio, mas olhando para trás, penso que deveriamos ter primeiro estudado o mercado para validar a ideia e conversar com as pessoas e os comerciantes para saber se isso realmente fazia sentido, só isso já resolveria vários problemas que tivemos no meio do caminho, mas já saimos da reunião com um começo de design e um repositório no Git Hub 😂
Essa foi uma das melhores experiências, porque podia ter meu código revisado e estar constantemente aprendendo com pessoas mais avançadas que já trabalham e entendiam mais do que eu.
Trabalhamos alguns meses, com planejamento, figma, reuniões, e nós deparamos com um programa incrível:
Nós cadastravamos uma cidade, e na época decidimos cadastrar a minha (Nova Alvorada do Sul/MS) e a do Pablo (Barra do Piraí/RS) porque nos dispomos a correr atrás dos clientes.
Depois, na área da sua cidade, tinhamos os perfis da empresa com todas as suas informações: fotos, marca, contato, localização, comentários... Tudo o que o cliente precisava saber.
A empresa ganhava porque poderia ser encontrada de duas formas, a 1° era pelos nossos usuarios que procurassem alguma empresa relacionada (estavamos começando então na epoca eram só nós e as nossas familias 😂).
E a 2° forma (que foi o que as empresas mais se interessaram) era pelas buscas no Google, porque deixamos o SEO do site bem trabalhado, para que ao procurar pela empresa no Google o usuario pudesse encontrar o perfil TemdeBom e ter todas as suas informações.
Repositório: Privado 🔒
Batemos nas empresas de porta em porta, eu primeiro estudava cada uma, pegava materiais que encontrava na internet/redes sociais, montava uma descrição chamativa, subia seu perfil em localhost e ia com uma bicicleta, meu notebook e um sonho 😂
Várias gostavam e compravam a ideia, várias outras rejeitavam, então para algumas eu oferecia deixar o perfil dela por tempo gratuitamente e a maioria aceitava.
Cobravamos R$30,00 mensais por empresa, criamos conta na NuBank e separavamos os custos da infra estrutara e do lucro, 50% ia para o caixa e 50% ficava com o gestor de cada cidade, então foi o primeiro projeto que consegui fazer um dinheiro de forma recorrente 🤩
Agora que já tinhamos uma boa base de empresas, precisavamos correr atrás dos usuarios, e optamos por meios organigados, na minha opinião, o mais genial deles, foi usar os próprios clientes das empresas ksksk.
Para todos os nossos parceiros eu entregava essa plaquinha que ficava nos balcões em cada estabelecimento
Para melhorar o engajamento começamos a fazer posts no nosso instagram/facebook temáticos de cada empresa (gastei muuito tempo no canva, mas todos os comerciantes gostavam), postavamos nas nossas contas e pulverizavamos as notícias nos grupos gerais da cidade no facebook.
Os posts e as redes sociais estavam dando resultado, mas resolvemos dar um passo a mais. Fiz alguns materias de divulgação de algumas coisas que nossas empresas parceiras estavam fazendo, como por exemplo, no dia dos namorados, tinhamos uma floricultura parceira que fez vários buquês e produtos para a data, mas não divulgou bem tudo isso nas redes. Para vários era assim, então ajudei fazendo fotos e design.
Mas para melhor atender essa demanda e as novidades que aconteciam frequentemente, montamos uma página de notícias onde escreviamos regularmente sobre eventos da cidade e campanhas de venda dos nossos parceiros
Aos poucos fomos conseguindo uma boa quantidade de acessos e usuarios, que acabaram sendo maiores em Barra do Piraí por ser uma cidade bem maior do que a minha.
Mas estavamos caminhando para o final do ano, e várias coisas estavam acontecendo na minha vida pessoal, me sentia chamado ao seminário, tive crises vocacionais e dúvidas se o desenvolvimento continuaria presente na minha vida.
Acabei ficando desgostoso com o TemdeBom tambem, porque no fim do projeto estava sendo mais designer do que programador, porque passava mais tempo fazendo material de divulgação do que código de fato.
Nesse época o Guilherme Cadilhe já havia saido, estavam apenas eu e o Pablo, e eu desisti tambem, é uma ideia interessante e poderia ter ido para frente sim, poderiamos estar com uma boa renda passiva, mas estava em outra fase da vida e por ter decidido ingressar no seminário eu já sabia que não seria possível continuar com o projeto, então eu saí e o Pablo acabou não dando continuidade, por isso, no dia que estou escrevendo essa matéria, o projeto se encontra parado.