Bom... Isso não é exatamente um projeto de programação, mas envolve alguns e foi muito importante na minha formação, então resolvi contar essa história aqui.
Code Company Brasil foi o nome que dei para a minha comunidade de programação. Em 2022 eu fui morar com o meu pai, já estava decidido a trabalhar na carreira de programador, empreender com algo relacionado a isso, estava estudando linguagens e frameworks...
Mas eu tinha sede, queria trabalhar em projetos reais, conhecer o mercado, fazer networking com outros programadores e pessoas experiêntes, e pensei, porque não começar uma comunidade?
Encontrei uma promoção na Hostinger, por 400 reais poderia alugar um servidor PHP deles por 4 anos, com até 100 sites, 1 domínio, email, muito armazenamento... Eu pensei: sucesso! Agora já tenho onde hospedar meus projetos!
Criei um servidor no Discord (até então tinha mexido pouco com ele mas sabia que era uma boa plataforma para isso), estruturei ele e começei a divulgar... E o pessoal foi chegando...
Comecei a divulgar por todos os lados, fiz um perfil no instagram e postava conteudos de programação e as novidades da comunidade: @codecompanybrasil
Na época o Tab News era o assunto do momento entre os programadores, estava no auge, então, aproveitemos 😁, fiz conteúdos para lá tambem 🤭
As pessoas iam entrando e senti a necessidade de fazer um site. Precisava de um domínio para divulgar o projeto nos lugares, afinal, era algo sério, estavamos começando uma coisa interessante ali, aquilo precisava virar uma organização: foi quando nasceu o codecompany.org
OBS... Esse link não está mais funcionando porque depois que a comunidade acabou ele não tinha mais propósito, então deixei de lado.
Estava louco para conseguir uma fonte de renda online, com a comunidade, ou trabalhando da casa do meu pai... Sabia que primeiro precisaria construir um público, depois poderia vender qualquer coisa do meu nicho.
Mas pensei: E se eu tentar o freelance?
Criei uma conta no site Freelancer.com para a comunidade e comecei a buscar trabalho lá dentro.
Acabei fazendo 3 Jobs para um Italiano com Python, e conto melhor essa história no projeto que publiquei aqui.
Meu Primeiro Freelance: Script Python Conversor de PDF para Excel
Com a conta aberta e já bem avaliada (ele deixou umas estrelinhas ksksk), estava na hora de dar um passo a mais.
Queria construir uma plataforma onde os meus membros iniciantes pudessem tambem encontrar seu primeiro job atráves da dessa conta que já teria mais chance de ter seu trabalho aceito e com o nosso suporte de nossos membros mais avançados.
Consegui a Chave de API do Freelancer.com, abri o VS Code e fui trabalhar
A plataforma tinha tudo para dar certo, queria que outros começassem seus freelances, que nós pudessemos nos ajudar juntos.
Mas na época, eu era menor de idade, tinha entre 14 e 15 anos, e para sacar o dinheiro da plataforma tinha que fazer reconhecimento com foto, identidade...
Tentei tirar foto da minha mãe para isso, mas eles não aceitaram, a conta foi bloqueada sem nenhum esclarecimento e não consegui sacar nem o dinheiro que tinha ganho com o primeiro freelance.
Repositório: https://github.com/codecompanybrasil/Site-Code-Company
Atenção: Não criem expectativas para o repositório, quando fiz estava recem aprendendo PHP porque meu servidor só rodava PHP, e não conhecia nenhum framework.
Fiz ele com HTML, CSS, JS e PHP puros, e o código funciona, mas não está dos melhores ksksk, acabei encontrando esse código no One Drive e resolvi publicar pela memória, porém, só de olhar já parece outra pessoa programando ksksk
Depois disso, fiquei triste por um tempo porque o projeto não havia dado certo, mas não me dei por vencido! Continuei tocando e divulgando a comunidade.
Todo dia conhecia programadores incríveis, inclusive amigos que tenho até hoje, que construimos outros projetos grandes juntos...
Por exemplo... Os projetos Discipline, TemdeBom fizemos eu, o Pablo Pereira e o Guilherme Cadilhe, são os meus maiores projetos até hoje, e nos conhecemos e desenvolvemos na Code Company.
Tinhamos encontros, reuniões toda semana, tivemos muitos eventos dentro da comunidade tambem...
Esse foi um exemplo, um membro chamado Vitor estava mostrando a automação Python que ele fez para ajudar no seu trabalho.
Conforme as coisas foram andando, precisava de ajuda para gerenciar a comunidade... Distribuir cargos, dar boas vindas para as pessoas, comandos para expulsar os usuários que entram para fazer spam, e várias outras funções necessárias ao servidor, foi quando eu lancei o Code Bot e subi ele em Droplet do Digital Ocean:
Repositório: https://github.com/codecompanybrasil/Code-bot
Hoje o Discord tem uma opção de atribuição de cargo que pode ser configurado em todo servidor. Quando o usuario entra ele seleciona opções e ganha cargos...
Mas na minha época não tinha isso ksksk
Então programei essa opção com o Code Bot, era um chat exclusivo para as pessoas clickarem nos botões e ganharem seus cargos de linguagem de programação, área de atuação, sistema operacional e por ai vai
Depois um tempo a comunidade foi perdendo naturalmente a atividade e eram mais Eu o Pablo e o Guilherme que usavamos diariamente. Estavamos nos dedicando nos nossos projetos e acabamos deixando a comunidade de lado porque nos poucos projetos Open Source que tentamos tocar... O Pessoal muita vezes entrava, participava do evento de anuncio, dizia que tinha interesse, queria começar, mas não dava tração.
Alguns até participavam das reuniões de tempos em tempos que faziamos, mas não contribuiam realmente depois, elas estavam lá, ouviam e falavam, mas na hora de codificar, sumiam.
Foi assim com o Discipline ele começou sendo um projeto Open Source, no inicio tinha cerca de 6 a 7 membros, mas não tem nenhum commit deles no projeto.
Hoje a comunidade está "desativada", atualmente estou no seminário e não conseguia tocar mais as duas coisas, então fiz uma pausa e ela se mantem inativa.
Quem sabe não pode voltar mais para frente... 😁
🎁 Se quiser participar, lá vai um convite: https://discord.gg/ddScwkYryg